terça-feira, 12 de maio de 2015

Informação para todos: a tendência do jornalismo explicativo

            Uma das grandes tarefas de um jornalista sempre foi informar o seu leitor/telespectador da maneira mais clara e objetiva possível. Esse desafio tem suas dificuldades quando fatores, externos e internos, interferem no processo de comunicar. Assim, um conceito é evidenciado: o jornalismo explicativo.
            O The Upshot é um exemplo dessa nova concepção. Criado pelo jornal americano The New York Times, o site tem a tarefa de informar os leitores do jornal de forma explicativa para que o receptor da mensagem conheça o embasamento da informação que chegou até ele. Com o montante de notícias que existe hoje em dia, acredita-se que o leitor ainda tem dúvidas sobre a verdade dos fatos que lhe são passados e é por isso que várias fontes de informação são necessárias para comprovar tais fatos.
            O jornalismo explicativo vem para talvez quebrar essa regra de veracidade no jornalismo atual. Com uma didática muito maior e fatores explicativos que compõem a notícia, a leitura se torna muito mais fácil e clara. Principalmente com o uso de gráficos e imagens, essa facilidade faz com que o receptor confie mais naquilo que está lendo. E, por mais que ainda sejam necessárias outras fontes, é preciso evidenciar que com essa concepção jornalística, a confiança naquilo que está sendo noticiado é maior.
            Principalmente no mundo digital, o The Upshot tem a alternativa de ser mais didático do que a maioria dos jornais. O espaço é muito maior e por essa razão, o leitor pode perceber uma grande quantidade de informações, entre gráficos, imagens ou vídeos. Além disso, os jornais impressos se dedicam a informar o leitor de forma ampla, colocando várias notícias e não explicando a fundo aquilo que determinada pessoa deseja. Atualmente, em revistas é possível perceber essa investigação maior sobre uma notícia mas, com a agilidade da internet, alguns sites se aprofundam ainda mais nesse conceito.
            Outros sites também ganham notoriedade nesse meio. É o caso do Datablog e do Vox.com, que também trazem a proposta de ajudar o leitor a entender a notícia. Por serem sites que expõe análises e opiniões, o jornalismo explicativo tem a capacidade de tornar o leitor mais esclarecido pois parte da ideia de que ele precisa de certas informações para que entenda a notícia. Não pode-se negar que, assim, o conceito admite certa ignorância do leitor e que os tradicionais jornais não conseguem fazer os receptores da mensagem mais inteligentes capazes de opinar sobre determinado fato de forma embasada e clara.
            De acordo com Ken Doctor, em sua publicação no Observatório da Imprensa, o The New York Times e outros que se propuseram a criar tal alternativa, demonstra a necessidade de manter os seu leitores mais inseridos na notícia o que, para Ken, espelha em sua satisfação com o jornal. O editor do The Upshot, David Leonhardt, declarou que a ideia do site é apresentar as informações de maneira clara e engajadora, o que frisa a importância do jornalismo explicativo.
            Essa outra concepção do jornalismo somente evidencia o atual momento que o mundo vive: da informalidade praticada na internet. Muitas vezes, em redes sociais ou blogs, as notícias são autoexplicativas e muitas vezes opinativas, criando debates que ajudam no entendimento de um fato. O The Upshot ressalta as características do The New York Times e tende a ser o mais bem sucedido dentro os modelos desse jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário