segunda-feira, 20 de abril de 2015

Uma nova forma de comunicar: o internetês


Desde seu surgimento a língua portuguesa no Brasil sofre mudanças e é fato que no cenário atual, esse desenvolvimento tomou proporções enormes. Por isso, hoje, a pauta é o “internetês”.

Para entender melhor, o termo “internetês” é um neologismo que faz referência à linguagem utilizada na internet. Principalmente nas redes sociais, com o surgimento das novas tecnologias, as pessoas se expressam mais e, dessa forma, escrevem mais. Opiniões, fatos pessoais e, atualmente, até mesmo notícias utilizam essa nova forma de comunicar.

Assim, de forma simplificada, a agilidade que a internet proporciona gerou uma necessidade de mudança em como escrever. Por isso, o internetês é, basicamente, abreviações de palavras ou ainda uma tentativa de escapar dos acentos que antes levavam mais tempo para serem digitados, sem nos esquecer, é claro, dos emoticons.

“Você” se tornando “vc”, assim como “blz” (beleza), ñ ou naum (não), tb (também), “eh” (é), entre outros, são apenas alguns exemplos de uma infinidade de termos que foram modificados pelos internautas, de todas as idades, e que hoje viralizam as redes sociais.

O Twitter é a rede social q mais exemplifica essa mudança. Qm “túita” só pode fazê-lo através de 140 caracteres, incluindo espaços e pontos.

PS: A frase acima foi escrita em exatos 140 caracteres.

Brincadeiras à parte, grande parte da comunicação na internet se faz também com os chamados emoticons, animações que demonstram em sua maioria sensações e expressões. Algumas emissoras de TV utilizam essa linguagem para atrair seus seguidores e são exemplo dessa nova onda:


#ValeLembrar que as “tags” também fazem parte do internetês e referenciam uma palavra-chave que o autor de uma postagem quer destacar.


Bom, por hoje, é isso. Na próximo post sobre o internetês, vamos falar das controvérsias dessa nova linguagem. Fique ligado!

Dúvidas, opiniões ou sugestão, comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário